Aula 1
• Nasce o cinema – Irmãos Lumière.
• Principais acontecimentos históricos de 1890 a 1930.
• Construção narrativa – cada cultura desenvolve estilos e estéticas próprios.
• França: Max Linder, George Méliès, Luis Buñuel e Salvador Dali.
• Alemanha: Expressionismo, nacionalismo, desenvolvimento técnico.
• URSS: Escola soviética documentarista, teorias da montagem, realismo e revolução socialista.
• Itália: Direção de arte e design, filmes épicos.
• Outras cinematografias: Inglaterra, Suécia, Oriente.
Aula 2
• Nasce Hollywood, seus grandes estúdios e a cultura do Star System.
• Griffith e a produção em série.
• Domínio da cadeia de produção cinematográfica: produção, distribuição e exibição.
• Regras rígidas: Tempo/espaço, câmera/narrador, estrutura narrativa com turning point.
• Apogeu do cinema clássico norte-americano.
• Década de 1960: A produção independente e o fim da era de ouro do cinema norte-americano.
Aula 3
• O projeto Cinecittà.
• Neorrealismo: o surgimento de uma escola e suas principais características.
• Roberto Rossellini e Vittorio de Sica, os inventores de um estilo.
• A influência marxista na nova geração de cineastas, como Pasolini, Antonioni e Bertolucci.
• O Western-Spaghetti e as comédias italianas conquistam o mundo.
Aula 4
• O cinema sonoro da década de 1930.
• Políticas públicas: CNC – Centre National du Cinéma.
• Andre Bazin, Orson Welles e a Cinemateca Francesa: a formação dos críticos e a Nouvelle Vague.
• Quebra das regras impostas pelos estúdios norte-americanos e a idealização do cinema de autor.
Aula 5
• O nascimento e a Belle Epoque.
• Cinédia e Ademar Gonzaga: O cinema sonoro da década de 1930.
• A Atlântida e Severiano Ribeiro.
• Humberto Mauro e o Estado Novo.
• A Vera Cruz.
• O Cinema Novo e o Cinema Marginal ou Udigrudi.
• A Boca do Lixo.
Aula 6
• A Embrafilme.
• O cinema da retomada.
• Ancine, televisões e políticas públicas.
• A produção fora do eixo Rio/SP: Ceará, Minas, Pernambuco e outros polos.
• Novas tecnologias, novas janela: Streaming e outras possibilidades.
Aula 7
• A indústria e a produção independente: o cinema americano incorpora ideias das vanguardas europeias.
• Uma nova geração de cineastas saída das universidades: UCLA, USC, New York University.
• Novo modelo de negócios a partir de reestruturação dos parques exibidores com os multiplex.
• Temáticas pessimistas, ultra-violência e o anúncio da pós-modernidade.